Web Rádio Primeira Hora inicia programação experimental

Web Rádio Primeira Hora inicia programação experimental

A fase experimental da programação da web rádio Primeira Hora começou a ser veiculada ontem. Entrevistas, notícias, podcasts e documentários produzidos por estudantes e professores da Faculdade Ielusc são transmitidas online de segunda a sexta-feira, em três horários: às 9, às 14 e às 20 horas pelo site www.primeirahora.svn.radio.br.

A estreia da Primeira Hora coincidiu com a abertura do Conipe (Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão). “É uma semana importante para a comunidade acadêmica e a Primeira Hora precisava estar presente na cobertura do evento”, afirma Mateus Lino, estudante da 4ª fase de Jornalismo e um dos integrantes da equipe de produção.

A fase experimental é importante para que a equipe de voluntários da web rádio possa fazer os ajustes necessários e se adaptar à plataforma streaming utilizada para veicular a programação na internet. “Aos poucos vamos ampliando a programação”, explica Lino.

No primeiro dia de funcionamento, a Primeira Hora apresentou o Comunidade em Pauta, programa voltado a mostrar ações de interesse social desenvolvidas por ONGs, coletivos e associações de Joinville. A primeira entrevistada foi Eunice Deckmann, da Missão Criança. Com a parceria da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), a web rádio também traz temas de interesse científico. Na estreia, houve veiculação do documentário Zumbido Vital, a respeito da importância das abelhas para o planeta.

A violência contra as mulheres foi tema da reportagem especial Silêncio que Mata, e o podcast Arte Alternativa colocou em debate a cena cultural de Joinville. “O propósito desse projeto de extensão é criar um canal de comunicação entre o que se produz na Faculdade Ielusc e as pessoas da comunidade em geral, mas também dar vez e voz às iniciativas da própria comunidade”, explica a professora Marília Crispi de Moraes, coordenadora da web rádio. “É um trabalho feito a muitas mãos”, completa.

Entre os próximos passos, está a criação de um conselho editorial, formado por estudantes, professores, egressos e representantes da comunidade. Esse grupo deverá auxiliar no planejamento de programação e pautas da Primeira Hora. Para sugerir pautas e programas entre em contato pelo e-mail primeirapauta@ielusc.br ou pelo telefone 3026-8066.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *