Rolê pelas notícias – 1 a 8 de novembro

Rolê pelas notícias – 1 a 8 de novembro

Alunos de Telejornalismo lançam programa no IGTV

Os alunos da disciplina de Telejornalismo II da Faculdade Ielusc lançaram ontem (4) a primeira edição do programa “Que Deselegante!”. Os episódios, que serão postados toda segunda-feira, reúnem humor, informação e dicas para os acadêmicos. É a primeira experiência dos acadêmicos com vídeos verticais, formato que vem sendo explorado por diversos veículos jornalísticos e de entretenimento. Os vídeos são publicados no IGTV, ferramenta do Instagram desenvolvida especialmente para a divulgação de produções nesse formato.

Entenda mais sobre o câncer de mama

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele (não melanoma), o que corresponde a cerca de 25% de casos comprovados a cada ano. O mês de outubro já chegou ao fim, mas é imprescindível que as mulheres cuidem de seus corpos e façam o autoexame o ano inteiro. Para entender melhor sobre o que é o câncer de mama, quais os sintomas, como se prevenir, entre outras informações, a Revi criou um vídeo informativo que você pode acessar na matéria.

Jornalista conta em livro sua luta contra o câncer

E se hoje fosse o seu último dia de vida, você diria que está vivendo corretamente? Esse é o convite à reflexão que a jovem Eloise da Silva, a “Ise”, traz em seu livroE se não houver o amanhã?”. Publicada em outubro pela editora Areia, de Joinville, a obra conta a luta da autora contra o câncer e aborda temas do bem viver. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, mais de 500 mil casos de câncer ocorreram no Brasil em 2018. Ise tem 24 anos e, no ano passado, venceu pela terceira vez  a luta contra a doença. O mais recente foi de pulmão, que a obrigou a ficar três meses internada, dois deles na UTI.  Os médicos chegaram a acreditar que ela  morreria.”Chamaram minha mãe para prepará-la, pois a perspectiva era de que eu tivesse apenas mais 48 horas de vida”, lembra.

O drama das araras-azuis e outros animais sob risco de extinção e acuados pelo fogo no Pantanal

Por muito pouco — questão de segundos — a bióloga Carine Emer, do câmpus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), não morreu queimada no carro em que viajava no domingo, dia 27 de outubro, pela BR-262, entre Corumbá e Miranda, no Mato Grosso do Sul. Uma labareda gigante atravessou a rodovia, vinda de um incêndio no mato em suas margens. Foi apenas mais uma entre o maior número de queimadas já registrado no Estado. Entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro, o número de focos de queimadas no Pantanal cresceu 506% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Crise do petróleo no Nordeste: fragmentos de óleo são encontrados em Abrolhos, diz Marinha

Pequenos fragmentos de óleo foram encontrados em Abrolhos neste sábado (2). A região, no extremo sul da Bahia, tem a mais extensa bancada de corais do Brasil e resguarda a maior biodiversidade marinha da porção sul do Atlântico. A Marinha informou que foram retirados fragmentos de óleo em Ponta da Baleia, em Caravelas, e na Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos. A remoção foi feita pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

#LulaLivre e #Vergonha: como reagiram os políticos de SC à decisão do STF sobre prisão em segunda instância

Às 21h30min desta quinta-feira (7) o STF concluiu a votação que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância no Brasil. A polêmica polariza o debate político desde que começou a ser discutida no Supremo e nas declarações das lideranças políticas gira em torno especialmente de um nome: o ex-presidente Lula, que pode ser um dos beneficiados pela decisão.

O homem que ‘virou político’ para poder espalhar fake news no Facebook

Um ativista americano decidiu se registrar como candidato ao governo da Califórnia só para poder divulgar seus próprios anúncios falsos no Facebook. O objetivo de Adriel Hampton, de San Francisco, é confrontar a decisão da gigante de tecnologia de permitir a veiculação de propaganda política não-verificada em sua plataforma.

Sarampo faz corpo ‘esquecer’ como combater infecções, dizem cientistas

O sarampo tem um impacto devastador no sistema imunológico que pode debilitar por anos a capacidade do corpo de combater infecções, segundo demonstraram recentes publicações de estudos científicos. O vírus que causa a doença pode levar também a uma “amnésia imunológica” — o que significa que o corpo esquece como combater os micro-organismos que antes sabia derrotar.

Ictiose arlequim, a rara doença genética de bebê abandonado em hospital na Itália

Giovannino tem quatro meses de vida e não pode ser exposto diretamente à luz do sol. O bebê tem uma doença genética extremamente rara, conhecida como ictiose arlequim, que faz com que sua pele fique grossa, seca e quebradiça. Ele está sob os cuidados de enfermeiros de um hospital de Turim, na Itália, porque foi abandonado por seus pais, segundo a imprensa local. Está internado ali desde agosto, mas é possível que tenha de sair nas próximas semanas.

 

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *