Professor da Faculdade Ielusc lança livro sobre pensamento de Leopoldo Zea

Professor da Faculdade Ielusc lança livro sobre pensamento de Leopoldo Zea

Por Luiz Gustavo dos Anjos Gallas

Filosofia Latino-americana: Leopoldo Zea” é o título do livro escrito pelo professor Leandro Otto Hofstätter, publicado pela editora Urbem Pluviam. O trabalho foi originalmente feito em alemão, em 2004, como tese de Doutorado em Filosofia pela Universidade de Bremen. A obra explica o pensamento de Zea, um dos autores do movimento “Decolonial”. A tradução para a língua portuguesa demorou dois anos.

Professor em vários cursos da Faculdade Ielusc, Leandro é doutor em Filosofia pela Universidade de Bremen (Alemanha), graduado em Teologia e Direito, Mestre em Teologia e História pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação e Pesquisa – IEPG, São Leopoldo/RS.

“É imprescindível que conheçamos nossa história, pois sem memória não conseguimos ‘Ser’ no presente”, afirma Leandro. Conforme o autor, a América Latina possui, desde o século XVI, resistências contra o Colonialismo e a “Colonialidade” que foram calados pela história do saber ocidental. “Não conhecemos nossos problemas e por isso todo nosso trabalho é imitativo”, explica.

Leandro escreveu a tese em alemão

O filósofo mexicano Leopoldo Zea, que nasceu em 1912 e morreu em 2004, estudou por mais de 60 anos a história do Pensamento Latino-americano. “Ele elaborou uma filosofia da história para que a América Latina pudesse construir um futuro com base em seu contexto e passado”, observa Leandro.

O professor ainda destaca que, após a Segunda Guerra Mundial, Zea viajou por diversas nações e foi pioneiro de um “processo de integração latino-americana”, incentivando vários intelectuais da filosofia a escreverem obras sobre a História das Ideias de seus países.

Leandro decidiu traduzir sua pesquisa e publicá-la no Brasil tanto como contribuição para a Filosofia da América Latina quanto para prevenir a repetição de erros passados. “Acredito que devemos recuperar nossa memória histórica para construir uma sociedade mais justa e fraterna”, assegura.

É possível adquirir o livro no link http://bit.ly/leopoldo_zea

Urbem Pluviam

Filipe Ferrari é doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), professor de curso pré-vestibular no Curso Positivo em Joinville e sócio proprietário da editora Urbem Pluviam. Segundo ele, o empreendimento, especializado em e-books, nasceu da ideia de divulgar obras do espaço acadêmico, tais como teses e dissertações. Os interessados pela propagação de seus trabalhos podem contatar a editora ou seus representantes.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *