Podcast discute futebol e política

Podcast discute futebol e política

Quem acredita que futebol, política e religião não se discute não conhece o podcast proposto pelos estudantes de Jornalismo Gustavo Luzzani e José Victor Pinto. Eles apresentaram o projeto experimental “Peleja Política” na noite de quarta-feira. O trabalho contou com a orientação da professora Solange Engelmann, e a banca avaliadora foi composta pela professora Valdete Daufemback e pelo jornalista apresentador e repórter da Rádio Clube AM, Yan Pedro Medeiros.

Conforme os estudantes, a ideia para o podcast surgiu da observação de que a maioria dos programas de futebol analisa somente o que acontece dentro de campo ou, no máximo, na vida pessoal dos jogadores mais famosos, mas esquecem de considerar o importante papel político que o futebol exerce na sociedade, algo vivenciado de forma diferente em cada local e país. “Ao longo da história o futebol foi utilizado por ditadores, como o governo militar do Brasil, Benito Mussolini na Itália e no nazismo alemão comandado por Adolf Hitler, porém, as disputas não se resumem apenas aos regimes ditatoriais, governos democráticos também buscam obter popularidade através do esporte, algo que pode ser visto em pequenos detalhes, como a participação do presidente Jair Bolsonaro na  cerimônia de entrega do título do time do Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2018 ou, recentemente, em partida do Flamengo em meio a vazamentos de conversas envolvendo a lava-jato”, exemplifica Gustavo.

Durante a execução do projeto, os alunos produziram três episódios abordando como era o futebol durante a ditadura militar, o surgimento de grandes rivalidades entre times e torcidas europeias, a euforia de torcidas organizadas e a invisibilidade do futebol feminino no Brasil. “O Futebol Feminino só foi permitido em 1979. Sua prática  havia sido proibida na era Getúlio Vargas, uma decisão política, portanto”, explica José Victor.

Os avaliadores elogiaram a iniciativa dos estudantes, pois consideram necessário discutir a relação entre política e futebol. Também fizeram várias sugestões e aprovaram o projeto com nota 8,5.

Você pode ouvir todos os episódios do  Peleja Política aqui .

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *