Jornal Primeira Pauta presente na web e no papel

Jornal Primeira Pauta presente na web e no papel

Todos os anos, os estudantes da quarta fase de Jornalismo da Faculdade Ielusc, produzem o jornal impresso Primeira Pauta, que existe há duas décadas. Este ano, por conta da pandemia, três das edições do semestre são veiculadas pela internet e uma, com reportagens especiais sobre as Eleições, foi impressa e começa a circular hoje.

O professor Sandro Galarça orienta os estudantes na disciplina de Jornal Laboratório. Como a maior parte das aulas ocorreu de modo remoto (on-line), o desafio de produzir as edições foi ainda maior.

Na opinião do estudante Pedro Novais, o distanciamento torna qualquer trabalho de equipe mais complexo. “Se mando uma mensagem para um colega, tenho que esperar ele visualizar. Às vezes o diagramador tem um problema para diagramar e eu não posso ajudar, porque cada um está na sua casa”, observa Pedro.

O professor Galarça concorda a falta de contato presencial é um obstáculo a mais na produção de um jornal. Ele precisou adaptar as aulas, feitas pela plataforma Google Meet, para simular uma redação. “Cada aluno teve que passar por etapas diferentes e realizar várias funções. Passei algumas instruções por vídeo, mas a maioria foi ao vivo”, conta o jornalista.

Na internet, o leitor encontra todas as reportagens produzidas durante o semestre

Pontos positivos

A estudante Isadora Castro destaca a importância da veiculação das informações nos meios virtuais. “Dificilmente vamos encontrar um jornal que trabalhe somente com o impresso. Ainda assim, é importante entender como funciona o método de impressão em papel e também atender ao público com mais idade”, avalia a futura jornalista.

Durante o semestre, a estudante aprendeu a utilizar o publicador de textos e a divulgar matérias no Instagram e Twitter, da forma correta. “O mais importante no meio virtual é saber qual o horário ideal para postar e com que frequência fazer postagens, para que o máximo de pessoas veja a matéria”, destaca a estudante de Jornalismo.

Os repórteres do Primeira Pauta encontraram facilidade para divulgar os textos. “Compartilhamos nos stories e feeds do Instagram e também no Twitter. Além disso, mandamos em grupos da família, para que pudessem nos ajudar com a divulgação também”, lembra Isadora.

A quarta fase de Jornalismo também produz vídeos para que os repórteres expliquem por que escolheram determinada pauta. Entre as vantagens de produzir o Primeira Pauta para veiculação na internet, Galarça cita a facilidade de acesso a várias formas de comunicações entre professor e alunos, como o uso de e-mail, Whatsapp, Meet, entre outros aplicativos de conversa.

Edição impressa

Para a produção da única edição impressa do semestre, a 153, os estudantes contaram também com a orientação do professor João Kamradt, doutor em Sociologia Política. “Todas as matérias foram sobre política, com 11 reportagens que couberam na edição impressa. As demais vão para a digital”, disse Galarça.

Os textos dos jovens repórteres trazem uma avaliação sobre os oito anos de mandato do prefeito Udo Döhler, destacam a representatividade feminina no meio político e mostram como é o trabalho de um vereador.

Para acessar as reportagens do Primeira Pauta, basta clicar neste link: https://primeirapauta.ielusc.br/


Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *