Palestra com Daniel Tozzi encerra a série de eventos Jornalismo Muda o Mundo

Palestra com Daniel Tozzi encerra a série de eventos Jornalismo Muda o Mundo

Beatriz apresentou o evento/Foto: Jéssica Horr

O 4° e último evento da série Jornalismo Muda o Mundo, que marcou os 20 anos do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, ocorreu na noite de ontem . O convidado especial foi Daniel Tozzi, editor do UOL Tab. Com mediação da professora Kérley Winques, o jornalista palestrou sobre jornalismo digital e respondeu a perguntas dos alunos. No quadro “Quem é o jornalista?”, os estudantes Leonardo Augusto e Mayara Oliveira entrevistaram o professor Sandro Galarça. Beatriz Cavenaghi foi a apresentadora da noite.

Daniel é formado pela PUC-SP/ Foto: Jéssica Horr

O UOL Tab tem  107 milhões de acessos. Foi lançado em 2014 e, a princípio, deveria ter apenas 16 edições, mas o sucesso foi tanto que já está na edição 168. O Tab foi um marco para o jornalismo digital, um dos primeiros veículos a ser pensado com uma linguagem e desenvolvimento próprio. Daniel contou que esse sucesso é possível a partir do investimento em novos conteúdos e com uma parceria entre as áreas de jornalismo, publicidade, design e programação.

“É necessário oferecer uma experiência de conteúdo com abordagens novas e formatos interativos”, esclareceu Daniel. A interface é pensada em conjunto com o conteúdo para fazer o leitor se envolver com o tema. “Pensamos em como convencer alguém a consumir o que está sendo apresentado.” Segundo o editor, um produto inovador só é possível com uma “ótima” equipe, novas fórmulas e uma visão de negócios que ajude na construção do material. Para Daniel, os jornalistas não podem ter medo de explorar polêmicas, mas também não podem ser “viciados” apenas em assuntos que rendam tanta repercussão.

O UOL Tab investe em diferentes narrativas e recursos, como uso de vídeos em 360 graus, games, infográficos interativos, entre outros, a fim de obter uma relação mais imersiva do leitor com as reportagens. Conforme Tozzi, a métrica que mais interessa é o tempo de permanência do usuário na página, o que também é o mais difícil de mensurar. A média alcançada pelo Tab é de 6 minutos, mais de dez vezes superior à média  das outras páginas do UOL. “A média normal em páginas de informação jornalística é de 40 segundos”, compara.

Galarça teve sua vida “vasculhada” pelos alunos/ Foto: Jéssica Horr

talk show “Quem é o jornalista?” contou com a participação do professor Sandro Galarça. Ele explicou que escolheu a profissão a partir de brincadeiras de criança, quando recortava matérias dos jornais e brincava de apresentador, além de gostar de ler e escrever. Sua paixão sempre foi o jornalismo impresso, por isso é o responsável pelo jornal laboratório, o Primeira Pauta.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *