Palestra com Amanda Audi e  Upiara Boschi marca Dia do Jornalista

Palestra com Amanda Audi e Upiara Boschi marca Dia do Jornalista

Por Ana Carla Rubi

A primeira edição do Jornalismo Muda o Mundo deste ano contou com a participação de Amanda Audi, que atuou nas reportagens da série Vaza Jato no Intercept Brasil, e Upiara Boschi, um dos principais colunistas de política de Santa Catarina. O evento, realizado por videoconferência, ocorreu na quarta-feira, 7 de abril, Dia do Jornalista.

Os jornalistas falaram sobre suas trajetórias e experiência profissionais com estudantes e egressos dos cursos da Faculdade Ielusc. Alguns estudantes da FURB e do curso de Administração também participaram. 

A coordenadora do curso de Jornalismo, Marília Crispi de Moraes, enfatizou que a escolha do tema – Como se aproximar das fontes e conseguir uma entrevista – foi motivado pelo momento pandêmico que vivemos. Por conta do isolamento social, conseguir as informações com as fontes é ainda mais desafiador.

Amanda Audi, que atualmente é diretora executiva do Congresso em Foco, em Brasília, já passou por diversos momentos tensos. Ela citou o episódio da Vaza Jato, compilação de reportagens feitas pelo Intercept Brasil, quando precisou até se mudar de casa por um período para preservar sua segurança, pois ela e os colegas recebiam constantes ameaças. Audi também ressaltou para os estudantes de jornalismo a normalidade de ficar nervosos ao entrevistar as fontes e que esse sentimento passa com o tempo.

Amanda Audi participou da série de reportagens Vaza Jato no Intercept Brasil

Upiara Boschi enfatizou também o fato de que a apuração com fontes melhora com o tempo e que o início de carreira é assustador para todos. Ele ressalta que a relação entre fonte e jornalista necessita de certa intimidade, para que todas as informações sejam mais bem apuradas.

“Temos que lutar contra aqueles que querem nos descredenciar como intermediários da informação”, afirmou Boschi, referindo-se ao aumento de notícias falsas. 

Como exemplo de persistência na busca às fontes, Amanda lembrou da vez em que precisava entrevistar Magno Malta que havia ficado de fora do ministério do presidente Jair Bolsonaro. “Ninguém conseguia entrevistá-lo, então fui para o interior do Espírito Santo, onde ele tem um sítio. Durante dias tentamos, em vão, conversar com ele”, contou. Como última tentativa, Amanda conseguiu um assento ao lado de Malta no avião e só então obteve a entrevista exclusiva.

Ao final do evento, Amanda e Boschi agradeceram as mensagens dos estudantes de jornalismo e enfatizaram a importância da renovação das redações. A professora Marina Andrade mediou o encontro.

Saia mais sobre os jornalistas convidados:

Amanda Audi

Diretora-executiva do Congresso em Foco. Foi repórter do Intercept Brasil em Brasília, com foco em política e direitos humanos. Formada pela UFPR, já colaborou para veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Gazeta do Povo, TV Globo, Poder360, entre outros. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2020, na categoria Jornalista Revelação na Web; Prêmio Comunique-se 2019 como melhor repórter de mídia impressa. Também em 2019 foi finalista do prêmio mundial de Jornalismo True Story Award pela matéria “O deputado 716%”, publicada no Intercept.

Upiara Boschi

Colunista político da NSC de 2017 até março de 2021; atuou no jornal A Notícia entre 2006 e 2010; Graduado pela UFSC em 2004. Cobriu oito eleições desde 2006 para veículos da RBS/NSC; enviado a Brasília para acompanhar o impeachment de Dilma Rousseff e as posses de Temer e Bolsonaro. Finalista do Prêmio Esso em 2011 com a série de reportagens sobre aposentadorias por invalidez suspeitas na Alesc.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *