Monografia analisa programa radiofônico

Monografia analisa programa radiofônico

Em seu trabalho de conclusão de curso, a estudante de Jornalismo Thamires Romano realizou uma análise do programa Café das Seis, da Rádio Globo. Ela observou a interatividade e a participação dos ouvintes e internautas no noticioso apresentado diariamente pela emissora.

Ela destacou o potencial de convergência midiática do veículo rádio e adotou a metodologia da análise de conteúdo, com categorias estabelecidas pelas autoras Lopez e Quadros para fazer o estudo do programa antes e durante o período da pandemia. O trabalho foi orientado pela professora Solange Engelmann.

A professora Marília Moraes, uma das avaliadoras, parabenizou a aluna pela conclusão da graduação e disse que a monografia a levou a refletir sobre o uso da interação com o ouvinte/internauta como uma “obrigação” dos veículos atuais e alertou para o risco da interação exagerada prejudicar a informação propriamente dita. “Os veículos ocupam muito tempo com saudações ou com opiniões rasas do senso comum a pretexto de garantir interação, enquanto o espaço para a informação fica reduzido”, afirmou.

A professora Kérley também chamou a atenção para a necessidade de abordar de modo mais aprofundado questões relacionadas à convergência, bem como a adoção de uma postura mais crítica da acadêmica em relação ao tema analisado. Ao final da apresentação, Thamires foi aprovada com nota 7,5.

Thamires observou a interatividade com ouvintes e internautas no Café das Seis

Foto Capa: Pixabay

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *