Jornalismo no youtube foi tema de monografia

Jornalismo no youtube foi tema de monografia

A acadêmica Annabel do Nascimento  estudou o Jornalismo no Youtube em sua monografia. Ela analisou o Canal Nostalgia, MyNews e BBC News Brasil. A professora Lívia Vieira orientou a pesquisa e os professores Sandro Galarça e Luiza Martin participaram da banca avaliadora.

De acordo com Annabel, o objetivo foi refletir sobre o uso da plataforma do Youtube para o jornalismo. “Assisti aos dez vídeos mais assistidos dos três canais”, conta. No canal da BBC, os vídeos não passam de três minutos e não têm a presença de repórteres. Os vídeos do Nostalgia são mais rápidos, dinâmicos e têm o Felipe Castanhari (dono do canal) como apresentador. “No canal de Castanhari, eu analisei os vídeos das retrospectivas que ele faz”, explica. Os vídeos do MyNews lembram mais um programa de televisão do que um canal do Youtube. O vídeo mais visto no canal foi o da tragédia em Brumadinho. Todos os vídeos analisados dos três canais são jornalísticos.

A professora Luíza elogiou a abordagem da estudante. “Eu adorei ler seu trabalho, porque o Youtube é o que eu mais assisto e seu trabalho foi muito necessário”, observa. A avaliadora enumerou algumas sugestões para melhorar a versão final do TCC. “O objetivo geral está muito extenso, mas os específicos estão mais adequados e conseguem equalizar”, observou.

Sandro Galarça também contribuiu com suas considerações para a monografia da acadêmica. “É um tema  bem atual, a estrutura ficou lógica, você começa falando do Jornalismo, Youtube e depois vai para a análise. Poderia ter aprofundado mais sobre o jornalismo, principalmente quando fala do youtube, aprofundar mais sobre os vídeos”, opinou. O professor também fez algumas correções acerca das normas da ABNT. Ao final, a acadêmica foi aprovada com a nota 9.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *