Joinville tem Festival de Corais até domingo

Joinville tem Festival de Corais até domingo

Trinta e três grupos, vindos dos três estados do Sul do país participam da  segunda edição do Festival de Corais de Joinville – O canto por todos os cantos. A programação, que iniciou no dia 9 e vai até domingo, conta com palestra internacional, mostra competitiva e não competitivas,  palcos abertos, concertos e oficinas. As apresentações ocorrem em escolas, universidades, empresas, hospitais, igrejas, associações comunitárias, escolas de música, entre outros locais.

Desenvolver ainda mais a cultura do canto coral, promover apresentações gratuitas em locais públicos, integrar e mostrar o trabalho dos corais da região, identificar os grupos corais que atuam em Joinville e resgatar aspectos históricos do canto coral estão entre os objetivos do festival.

O coral da Faculdade Ielusc  participa do evento e, no domingo (18),  apresenta-se na Sociedade Harmonia-Lyra, às 14h, na Mostra não-competitiva.

Palcos abertos e eventos alternativos acontecem em diversos lugares da cidade como, por exemplo, no CEU do Aventureiro, Jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, Catarinense Pharma, Fórum da Comarca de Joinville, Igreja da Paz e Sociedade Cultural Lírica.

Maria Luiza Saade, estudante da quarta fase de Publicidade e Propaganda, faz parte do coral do Ielusc. Apaixonada por música e sempre em busca de estudar cada vez mais, quando soube que a faculdade tinha coral se inscreveu para participar. Para ela, a importância do coral está no envolvimento das pessoas com a música e o entretenimento. “É muito legal ver que a cidade está cada vez mais organizando eventos de corais, mostra que existem diversos grupos de diferentes idades, tamanhos e estilos musicais e isso cria um laço de cultura entre eles”, comenta.

Segundo a acadêmica, quem faz parte do coral acaba percebendo a noção de harmonia nas vozes, além de auxiliar na contagem de tempos e afinações. Por isso, o coral acaba ajudando quem deseja ingressar na carreira de músico. “E o interessante é que não se trata somente da parte técnica, tem toda a parte artística por trás. A presença de palco, expressão oral e a desenvoltura. Além do mais, insere cantores no mundo da criação de espetáculos e apresentações e está diretamente ligado à regência e performance em apresentações”, observa.

No domingo, às 19h, na Sociedade Harmonia Lyra, ocorre o Concerto Momentos, com vocal masculino de Ottava Bassa (Curitiba/PR),  vencedor do 1º  Festival de Corais de Joinville. Às 20h30 começa a  sessão de premiação, homenagens e encerramento do festival.

A programação completa você confere no aqui.

Confira no vídeo trecho de uma apresentação do coral da Faculdade Ielusc.

 

 

 

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *