Feira do Livro tem discussão sobre violência contra mulher

Feira do Livro tem discussão sobre violência contra mulher

A “Prevencão e enfrentamento à violência contra a mulher” será tema de palestra neste sábado, na Feira do Livro, às 17h30, com a participação da ex-lutadora de MMA Erica Paes e da atriz Cristiane Machado. Na mesma linha, haverá o Painel “Feminicídio e violência contra mulher”, às 18h30.  Além de Erica e Cristiane, participam do debate a professora e antropóloga Maria Elisa Maximo (Faculdade Ielusc), a delegada Georgia Bastos e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Juliane Tavares. A coordenação é de Cynthia Camargo Mariani.

Erica Paes, 39 anos, foi a primeira lutadora a ganhar uma luta de Cris Cyborg – e campeã mundial de jiu-jitsu e, em 2017, foi a responsável pelos treinamentos da atriz Paolla Oliveira para a personagem “Jeiza”, policial e lutadora na novela Global A Força do Querer . Ela entrou para o jiu-jitsu em 1992 justamente para se defender nas brigas com o irmão, que lutava karatê. “Meu pai era muito machista e, em casa, somos quaro filhos, dois homens e duas mulheres, os meninos faziam karatê e meu pai queria que eu e minha irmã fizéssemos ballet. Fui uma das primeiras mulheres no mundo a lutar MMA profissionalmente”, conta Erica.

A lutadora mantém o projeto social “Eu sei me defender”, criado em 2017, com sede em um galpão na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Ela também já foi vítima de violência doméstica e de duas tentativas de estupro. “Aos 14 anos de idade sofri uma tentativa de estupro e, como tinha muita experiência em defesa pessoal, consegui evitar o pior, o criminoso ficou bem mal. Depois disso, pensei ‘preciso ensinar a outras mulheres isso”, lembra Erica.

A atriz Cristiane Machado também foi alvo de violência doméstica por parte do então marido (empresário e ex-diplomata). O caso ganhou repercussão porque ela instalou câmeras em sua casa que registraram as agressões – tapas e tentativas de enforcamento – além de gravar, com o celular, as ameaças de morte feitas a ela e à família.

 A Feira do Livro de Joinville ocorre até 16 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa (Centreventos). Confira a programação completa aqui.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *