Ética e crítica de mídia são temas de projeto experimental

Ética e crítica de mídia são temas de projeto experimental

O projeto experimentalA Lente, um site sobre ética e crítica de mídia”, desenvolvido pela estudante de Jornalismo Mayara Rosa, foi apresentado na tarde de quinta-feira. As professoras Kérley Winques e Marina de Andrade avaliaram o trabalho, orientado por Marília Crispi de Moraes.
No site, Mayara analisa e compara as posturas e escolhas narrativas de diferentes veículos de notícias. Para isso, a acadêmica criou um material de fácil entendimento visual e descritivo. “O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros  é a referência utilizada para os textos críticos, além de autores como Christofoletti, Bucci e Karam”, explicou a estudante.

Marina e Kérley elogiaram a proposta da jovem de analisar e criticar a própria profissão. “Foi uma escolha acertada trazer uma pluralidade de veículos”, destacou Kérley. A doutora considera difícil comparar veículos de posicionamentos partidários definidos com os tradicionais. “Até que ponto  veículos tão partidários podem ser considerados  jornalísticos?”,  questionou a avaliadora.

A professora Marina destacou a importância dos veículos  fazerem autocríticas para que o jornalismo sempre evolua. “É sempre gratificante quando um estudante, futura jornalista, se interessa por refletir sobre o próprio trabalho”, pontuou a professora. A orientadora de Mayara afirmou que também pôde se aprofundar sobre o estudo de mídias digitais durante a orientação.  As avaliadoras aprovaram o projeto com nota 8,5.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *