Estudante de Jornalismo cria blog sobre o Grêmio

Estudante de Jornalismo cria blog sobre o Grêmio

Todo gremista que se preze leva a sério o hino do seu time e procura estar “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, inclusive na internet. O estudante de Jornalismo Marcelo Henrique Antunes resolveu manter essa proximidade criando o blog “Resenha Imortal”, que estreou no dia 19 de abril.

A intenção de Marcelo é trazer o olhar do torcedor gremista sobre a semana do time. Opiniões a respeito das contratações do clube, gestão de futebol, política interna e outros assuntos que fazem parte da rotina do tricolor gaúcho são temas do blog.

O amor de Marcelo pelo Grêmio começou quando ainda era um menino de nove anos, por influência do pai e do avô paterno. “Sou produto de uma forte influência desses dois gremistas, em detrimento dos interesses da minha mãe e do meu avô materno, ambos colorados. Sim, uma família ‘grenalizada’”, conta o acadêmico. Para o jovem gremista é difícil dimensionar o que o tricolor representa na sua vida. “Desconfio até que meu sangue é azul”, brinca.

Desde a infância, quando se identificou como gremista (por volta de 2009), Marcelo sempre acompanhava os jogos do Grêmio apenas pela TV. “Era uma época difícil para se buscar informações e opiniões sobre o time. Não possuía TV por assinatura e internet para encontrar conteúdos relacionados ao imortal”, relembra. Com a adolescência, tudo mudou, porque o jovem passou a ter acesso a sites jornalísticos como globoesporte.com e Zero Hora (os atuais GE e GZH), e também às redes sociais. “Com isso consegui me nutrir de informações e crônicas a respeito do Grêmio”, comemora.

No dia em que blog nasceu, os primeiros assuntos tratados foram a demissão do técnico Renato Portaluppi (um dos maiores ídolos do clube como treinador e jogador) e o anúncio de um novo vice-presidente de futebol do Grêmio. “O carro-chefe do blog é a crônica das partidas, são duas publicações por semana, pois geralmente o time tem dois jogos a cada sete dias”, disse.

O Resenha Imortal também é uma forma de Marcelo exercitar a escrita, ao mesmo tempo em que já tem um produto para compor seu portfólio. “Isso auxilia a obter uma oportunidade profissional no ramo jornalístico, minha área de graduação”, complementa.


Resenha Imortal é um blog de opinião sobre o cotidiano gremista

Inspirações para escrever


Para começar a produzir conteúdo sobre o time do coração, Marcelo teve algumas referências, como o “Blog Torcedor do Grêmio”, escrito pela jornalista Jéssica Cescon, do globoesporte.com, e “Torcedor Gremista ZH”, de Guilherme Mazui, na Zero Hora. “As análises feitas por eles me ajudaram a entender que era possível acompanhar e torcer pelo time usando senso crítico e abdicando de eventuais alienações e fanatismos clubistas”, avalia o estudante.

Com as redes sociais fazendo parte do dia a dia das pessoas, vários jornalistas, a exemplo de Chico Garcia, César Fabris e o blogueiro Fabiano Estrela produzem conteúdo sobre o “imortal”. “A exposição dos comunicadores me despertou a vontade de ‘dar a cara a tapa’. Figuras como Cesar Cidade Dias, Alex Bagé, Queki e Thiago Greco também são inspirações para a criação de um espaço para falar de Grêmio”, comenta.

Para conhecer o blog Resenha Imortal, basta acessar o link https://resenhaimortal.blogspot.com/

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.