Estudante analisa linguagem audiovisual de programas sobre viagens

Estudante analisa linguagem audiovisual de programas sobre viagens

A temporada de bancas de TCC do curso de Jornalismo começa oficialmente na próxima segunda-feira, mas a estudante Viktória de Matos Rodrigues antecipou a entrega e apresentação do trabalho em uma semana, por conta de uma viagem para o Canadá. E viagem também foi o tema de sua monografia que abordou  linguagem audiovisual telejornalística em uma análise dos programas Pedro Pelo Mundo e Globo Repórter. A apresentação ocorreu na segunda-feira (25/11), com orientação da professora Beatriz Cavenaghi.

“Foi um processo bem exaustivo, em nenhum momento deixei de gostar do meu tema, mas realmente é um momento em que a gente fica cansado mentalmente, mas  estou orgulhosa do resultado final”, declarou Viktória, após a realização da banca.

A professora Maiara Maduro participou da avaliação e sugeriu algumas mudanças na introdução. “Faltou você falar qual foi a sua motivação e os objetos analisados”, observa. Maiara parabenizou a aluna pela escolha dos autores que deram sustentação teórica à pesquisa. “Você usou Arlindo Machado, Andrew Morton, entre outros que são grandes pensadores. Parabéns por você ter lido e ter estudado essas obras”, complementou.

O professor Maurício Melim  observou que, pelo texto, é possível perceber as partes que Viktória escreveu com mais tempo e cuidado. “Em outras partes houve alguns tropeços, imagino que pela pressão do tempo.” Ele elogiou o capítulo específico  sobre viagens. “Quando você cita algumas curiosidades, está bastante preciso, com bastante clareza”, afirmou.

E para quem ainda não passou pela etapa de produzir um trabalho de conclusão de curso, a acadêmica deixou um recado: “procrastinar não é o caminho, porque no final fica muito pesado”, aconselhou.  “Fazer a monografia é sim exaustivo, porque você vai estar trabalhando, vai ter as matérias também da faculdade,  e a pesquisa científica  exige muito do nosso tempo”, destaca. Conforme Viktória, é preciso lembrar sempre que a monografia é também um trabalho para os próximos alunos que virão.  “É um legado que fica, então faz com carinho”, pontua. Ao final da avaliação, Viktória foi aprovada com nota 9.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *