Em Joinville, vacina contra Covid é no “bumbum”

Em Joinville, vacina contra Covid é no “bumbum”

Por Elisa Schroeder

Diferente de outros lugares do Brasil, em Joinville a vacina contra covid-19 está sendo aplicada na região ventroglútea, ou seja, no “bumbum“, como costumam se referir os vacinados. Com tantas imagens de idosos e profissionais de saúde do mundo inteiro levando a agulhada no braço, a escolha joinvilense acaba gerando dúvidas e comentários e , por vezes, frustrando a tão esperada foto do vovô e da vovó para as redes sociais.

Segundo a enfermeira Ana Paula Reis, a escolha do músculo perto do quadril é o local indicado pelo estado de Santa Catarina há muitos anos, tanto para aplicar medicações como para vacinas. Isso ocorre porque que o local tem grande capacidade de absorção e é a região que dói menos.

Em nível nacional, a escolha pelo músculo deltoide (no braço) deu-se porque todos os testes feitos no Brasil, tanto da Coronavac como da AstraZeneca, foram feitos com aplicações na região do braço, por motivos de praticidade, conforto para os imunizados e fácil aplicação.

Opção pelo braço na maioria dos países leva em conta a praticidade

Ana explica que não há contraindicação para a aplicação no músculo ventroglúteo. “Geralmente, em lugares como um drive-thru ou com menos privacidade, a gente aplica no deltoide, no braço”, afirma.

Para vacinas como as da covid-19, é importante a presença abundante de tecidos ou músculos, de modo a permitir a posterior ativação de anticorpos contra a doença.

Manoel Martins, 76, estranhou a opção joinvilense. “Pelo o que eu via na televisão e nas redes sociais fui achando que era no braço. Me senti exposto”, conta. O certo é que ele já

Doses aplicadas

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, 14, pelo site do Governo do Estado, aponta que o estado aplicou um total de 1.099.484 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total de doses aplicadas, 833.142 foram da primeira (D1) e 266.342 da segunda (D2). De acordo com dados do Consórcio Nacional de Imprensa, Santa Catarina vacinou 11,49% da população com a primeira dose.

Posts relacionados
2 Comentários
    • Cintia Raiça
    • On: 10 de junho de 2021

    Bom dia,
    Qual o motivo da vacina da Covid ser aplicada no glúteo aqui em Joinville?

    Responder
      • Marília Crispi de Moraes
      • On: 10 de junho de 2021

      Apenas padrão adotado pelo município mesmo.

      Responder
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *