E-book traz entrevistas com pesquisadores das Teorias da Comunicação

E-book traz entrevistas com pesquisadores das Teorias da Comunicação

Para acessar o e-book, clique aqui.

Escrito a muitas mãos, o e-book Teorias da Comunicação” traz oito entrevistas com pesquisadores de renome nacional e internacional. Tudo começou com uma atividade proposta pelo professor Maurício Melim aos estudantes da segunda fase de Jornalismo, em 2020. Os entrevistados, escolhidos pelos próprios estudantes, são David Morley, Francisco Rüdiger, Raquel Longhi, Laércio Pedro Torres de Góes, Carla Pollake, Sérgio Amadeu da Silveira, Lúcia Loner Coutinho e Marcio Seligman-Silva.

O livro aborda temas relacionados aos estudos culturais, jornalismo, digitalização da vida e comunicação. Depois de redigir as entrevistas, o material passou pela diagramação e edição da turma de Planejamento Visual Impresso, sob orientação do professor Sandro Galarça. O e-book ficou pronto no final do primeiro semestre de 2021 para lançamento durante a SIC (Semana Integrada de Comunicação), realizada em setembro.

Francisco Rüdiger, Carla Pollake, David Morley, Raquel Longhi, Marcio Selligmann-Silva e Sérgio Amadeu da Silveira estão entre os entrevistados

Antes das entrevistas, os estudantes fizeram uma revisão acerca dos Estudos Culturais, da Escola Canadense, dos Estudos de Recepção e de debates sobre usos de tecnologias digitais em processos de vigilância. “As questões da entrevista vieram dessa revisão”, explica o professor Melim. “Coube aos alunos identificar as fontes, verificar suas trajetórias acadêmicas, fazer o contato, realizar as entrevistas e redigir o texto”, explica.

Para conseguir as respostas aos seus questionamentos, os estudantes utilizaram plataformas de vídeo, e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas. “Como professor da disciplina, decidi participar da atividade e lancei algumas perguntas a Márcio Seligmann-Silva acerca da Escola de Frankfurt”, afirma Melim.

Você pode acessar o e-book aqui

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *