Documentário e mostra de trabalhos acadêmicos marcaram encerramento da 11ª SIC

Documentário e mostra de trabalhos acadêmicos marcaram encerramento da 11ª SIC

Por Joel Martins e Niro Souza Netto

A última noite da 11ª SIC Semana Integrada de Comunicação colocou estudantes e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no centro das atenções. Uma das atrações foi a exibição do curta-metragemQuem saiu para a entrega”, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival Assimetria 2021. A sessão contou com a participação dos autores do documentário, os publicitários formados pela Faculdade Ielusc Evaldo Cevinscki Neto, Leonardo Roque Machado e Paula Roberta de Souza, sob orientação da professora Beatriz Cavenaghi.

A narrativa apresenta a rotina de cinco entregadores que trabalham para aplicativos, três de Joinville, um de Manaus e outro de Cabo Frio-RJ. Dirigido inteiramente de forma remota, o curta contou com captação de imagens no formato vertical pelos próprios entregadores. Durante aproximadamente 20 minutos, os protagonistas relatam suas histórias através da câmera do celular. 

Paula, Evaldo e Leonardo falaram sobre a produção do curta-metragem

Após a exibição via Google Meet, professores e alunos debateram com Evaldo, Leonardo e Paula sobre o pioneirismo da produção e a importância de dar visibilidade dada aos profissionais de aplicativos. Você pode assistir ao curta no Youtube e no Instagram.

Livros, projetos e pesquisas

O encerramento da SIC também contou com lançamento de três livros que contam com a participação de professores e estudantes da Faculdade Ielusc: o e-book Teorias da Comunicação (disponível aqui), Filosofia Latino-Americana: Leopoldo Zea, do professor Leandro Hofstätter, e Jornalismo a serviço dos públicos locais (Grupo de Pesquisa GPS-Jor).

Obras lançadas têm autoria de professores e estudantes da Faculdade Ielusc

A Mostra de Trabalhos Acadêmicos contou com 17 inscrições, distribuídas em três sessões. Egressos apresentaram resultados de suas pesquisas de conclusão de curso e estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda trouxeram seus projetos experimentais e também trabalhos desenvolvidos em disciplinas. O jornalista James Klaus Miers, mestre em Comunicação, apresentou resultados da pesquisa “Leitura, letramento e libertação: hábitos dos estudantes no cárcere”, desenvolvida na penitenciária da Canhanduba, em Itajaí.

Oficinas Soft Skills e Painéis

Ao longo da Semana, a SIC realizou cinco oficinas Soft Skills nas áreas de expressão oral, marketing e imagem pessoal, resiliência e cultura. A abertura contou com um painel sobre Mercados Emergentes e Avanços Tecnológicos. Participaram do debate os convidados Giuliander Carpes, doutorando em Ciências da Comunicação e Informação na Universidade de Toulouse (França); o UX designer André Pasold, especialista em Marketing, Consumo e Redes Sociais (Raleigh/Estados Unidos) e o produtor audiovisual Leonardo Roat,Doutor em Ciências da Linguagem, graduado em Artes Cênicas (Direção e Interpretação Teatral).

Na segunda-feira, véspera do feriado de 7 de setembro, o curso de Jornalismo recebeu a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, além de diretores regionais da entidade. A conversa abordou o Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo e a importância do associativismo. Na segunda parte do encontro, houve participação do Diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, e Silvia Agostini (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Eles falaram sobre a campanha de criação de um fundo de fomento ao jornalismo.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *