Crianças lançam livro após participarem de projeto de Fonoaudiologia

Crianças lançam livro após participarem de projeto de Fonoaudiologia

Um grupo de crianças com idade entre seis e sete anos viveu a emoção de lançar um livro com direito à noite de autógrafos. A ação marcou a conclusão do projeto de extensão Oficina de Estimulação de Leitura e Escrita, que foi desenvolvido ao longo do ano pela supervisora de estágios de Fonoaudiologia, Patrícia Taranto, com monitoria da acadêmica Adayle Weber na Faculdade Ielusc.

Os seis participantes foram selecionados a partir de uma triagem entre as cerca de 200 pessoas que estão na fila de espera para atendimento em linguagem no ambulatório de Fonoaudiologia, que funciona da unidade Saguaçu. “Era necessário escolher crianças da mesma faixa etária, com problemas semelhantes – distúrbios de aprendizagem – e que não tivessem passado por atendimento prévio”, explica Patrícia.

Noite de autógrafos ocorreu na segunda-feira e reuniu familiares dos pequenos autores

Durante o ano, o grupo participou de sessões semanais de terapia, com duração de 40 minutos e, no último mês, cada criança desenvolveu seu livro artesanal, que é uma releitura do conto “Você troca”, de Eva Furnari, uma das autoras preferidas da garotada. A noite de autógrafos aconteceu na segunda-feira, dia 18, e contou com a presença dos familiares dos pequenos escritores.

Conforme Patrícia, apesar de já existirem relatos na literatura da Fonoaudiologia de que esse tipo de trabalho tem funcionado, cada criança é única e era preciso experimentar dentro do público atendido pelo ambulatório para averiguar os resultados. “Foi bastante produtivo. Das seis crianças participantes, apenas duas serão encaminhadas para continuidade de atendimento”, avalia.

Outra vantagem do trabalho foi a otimização de tempo, pois em vez de uma pessoa por sessão foi possível atender a seis ao mesmo tempo. “Para além das competências acadêmicas, foi possível construir a capacidade argumentativa, a independência no fazer e o respeito às diferenças individuais”, constata.

Oficina de Estimulação de Leitura e Escrita estimulou as crianças a escreverem releitura do livro “Você Troca”, de Eva Furnari

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *