Cresce o número de pessoas afetadas pelo Coronavírus no país

Cresce o número de pessoas afetadas pelo Coronavírus no país

O Brasil tem 200 casos confirmados de Coronavírus, 1.913 casos suspeitos em 25 estados e no Distrito Federal e 1.486 casos descartados, segundo o Ministério da Saúde divulgou no domingo (15/03). São Paulo é o estado com maior número de casos suspeitos (1.125) e confirmados (136), seguido de Minas Gerais com 106 casos suspeitos e 2 confirmados. Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de suspeitos (102 casos). O G1 elaborou infográfico da situação:

Em Joinville, as autoridades municipais  recomendam que as pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que residem ou exercem atividades no território do município  promovam o cancelamento, adiamento ou suspensão de eventos e demais atividades que resultem no agrupamento de pessoas. Essa decisão foi tomada para ampliar as medidas de prevenção frente à possibilidade de avanço de contágio no município.

Joinville tem um caso confirmado da doença, um homem de 57 anos que contraiu o coronavírus em viagem pela Europa. Ele está em recuperação e isolamento domiciliar. A família e pessoas que tiveram contato com ele são monitoradas pela Secretaria da Saúde.

Nesta segunda-feira, o Gabinete de Contingência, coordenado pela Secretaria da Saúde de Joinville, com a participação de demais instituições de saúde da rede pública e privada do município, definiram diretrizes de atendimento e prevenção nos ambientes de trabalho. As medidas reforçaram orientações para usuários a procurarem as unidades básicas de saúde e Pronto Atendimentos caso apresentem  sintomas da doença – febre, dores de cabeça, garganta e tosse – além de terem histórico recente de doenças nos países com transmissão ou contato com pessoas que estiveram nesses locais.

Joinville aguarda o resultado de 17 exames com suspeitas de contaminação pelo coronavírus. Como forma de prevenção à transmissão e difusão do coronavírus (COVID -19), a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) cancelou os agendamentos e suspendeu as visitas em grupos aos museus públicos do município.

No Museu de Arte de Joinville (MAJ), foram canceladas as visitas do projeto Educação Patrimonial, que apresenta ao público parte do trabalho de preservação, conversação e higienização das obras que compõem o acervo do Museu.

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) também adiou as visitas escolares que estavam programadas e suspendeu temporariamente o agendamento de novas turmas. Da mesma forma, estão sendo transferidas as oficinas de cerâmica que aconteceriam às quartas-feiras, no Museu Casa Fritz Alt, com a participação de grupos escolares. O mesmo procedimento foi adotado na Estação da Memória e no Memorial da Bicicleta.

Aulas da Casa da Cultura

As aulas na Escola Municipal de Ballet (EMB), Escola de Música Villa-Lobos (EMVL) e Escola de Artes Fritz Alt (EFA) da Casa da Cultura de Joinville estão mantidas sem qualquer alteração. A única recomendação especial é para os alunos com 60 anos ou mais, que estão sendo orientados a não comparecer às aulas. A  Portaria nº 34/2020, publicada no último dia 13 pela Secretaria da Saúde de Joinville, recomenda que a população com mais de 60 anos evite participar de eventos com grande aglomeração de público.

Prevenção é fundamental

Embora a situação seja de atenção, a prevenção continua sendo a melhor ação contra o coronavírus. Entre as principais medidas que devem ser adotadas por todos, estão lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em  gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações se estiver doente e manter os ambientes bem ventilados.

 

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *