Conipe termina hoje com palestra sobre ética na pesquisa

Conipe termina hoje com palestra sobre ética na pesquisa

A segunda edição do Conipe (Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão) da Faculdade Ielusc encerra na noite de hoje no auditório da unidade Saguaçu. Ética em pesquisa na graduação é o tema da conferência da  professora Maria Cristina Paganini, Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e integrante do Conselho editorial do Nursing Ethics Journal e do The International Centre For Nursing Ethics ICNE (Centro Internacional de Ética em Enfermagem), com sede na Universidade de Surrey/Inglaterra. 

Na quinta-feira,  um cinedebate mediado pela professora Kérley Winques atraiu estudantes e professores interessados em saber mais sobre privacidade nos meios digitais.  Os debatedores convidados, Lauro Gripa Neto (Engenheiro de Software) e Rogério Souza (Especialista em Segurança da Informação)  compartilharam  suas experiências e mostraram como os usuários da internet estão vulneráveis a ataques cibernéticos. Lauro também destacou o ativismo positivo de alguns grupos, como o Serenata de Amor, iniciativa que utiliza conhecimento hacker para dar mais transparência às ações de órgãos públicos. 

Lauro Gripa e Rogério Souza conversam com o público sobre as vulnerabilidades do mundo digital / Foto: Mariane Machado

Enquanto parte dos acadêmicos, sobretudo de Jornalismo, Publicidade e Sistemas de Internet, acompanhavam o cinedebate, outros estudantes e professores acompanhavam as 32 apresentações de artigos e de 89 e-pôsteres, distribuídas em 19 salas de aula. Um dos trabalhos apresentados foi da acadêmica Eduarda de Souza Boing que produziu, junto com sua amiga Victória de Oliveira Vottri, um livro sobre Injúrias Não Intencionais na Infância para uma disciplina do curso de Enfermagem.  “Eu fiquei bem feliz com o resultado que conseguimos com o nosso trabalho. Apresentar no Conipe foi uma oportunidade muito gratificante”, comenta.

Acadêmicos apresentaram 121 trabalhos resultantes de pesquisas, artigos e e-pôsteres / Foto: Mariane Machado

Vanessa Leite, aluna de Nutrição, falou sobre as propriedades fitoterápicas da cúrcuma, conhecida como açafrão. “Realizamos o trabalho em uma das disciplinas”, contou. “A variedade de temas e as conexões que acabam sendo feitas entre as diferentes graduações é a característica principal do congresso”, avaliou a professora Maria Elisa Máximo.

 

Veja mais momentos do Conipe no vídeo editado pela acadêmica do curso de Jornalismo Viktória de Matos F. Rodrigues.

 

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *