Comitê de Ética em Pesquisa realiza Seminário Anual nesta sexta-feira

Comitê de Ética em Pesquisa realiza Seminário Anual nesta sexta-feira

O 7º Seminário Anual do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Ielusc ocorre de forma remota (on-line) na próxima sexta-feira (30/10). No evento, especialistas debatem a importância da análise ética e do sistema CEP/Conep para a qualificação de pesquisas. Entre os palestrantes convidados está o Doutor Jorge Venâncio, Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Conep). Sua palestra de abertura começa às 17h15.

Abertas à comunidade em geral, as inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A doutora Etiane Caloy Bovkalovski, integrante titular da Conep, profere palestra às 18h15 e Paulo Henrique Condeixa de França (Mestre em Biologia Celular e Molecular) fala sobre a Plataforma Brasil e o fluxo da tramitação de protocolos de pesquisa no sistema CEP/Conep. Nesta palestra, que inicia às 20h30, o objetivo é mostrar aos participantes os principais motivos de pendências que atrasam as aprovações.

O Comitê de Ética e Pesquisa foi criado para defender os interesses dos participantes de estudos, a fim de contribuir para o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos. “É composto por um colegiado com 12 membros efetivos, sendo um representante da comunidade e um teólogo”, explica a professora Solange Abrocesi, coordenadora do CEP.

Para poder participar desses debates construtivos do CEP precisa-se, obrigatoriamente, ter formação acadêmica e o título de mestre. Solange e os profissionais participantes do CEP, avaliam os preceitos éticos dos TCCs de alunos de toda a região.

Solange participa do comitê há 10 anos e pela primeira vez as reuniões e avaliações ocorrem on-line. Ela afirma que essa nova realidade não traz prejuízo para as avaliações, contudo sente falta do contato com as pessoas. “Nós aprendemos muito uns com os outros. As nossas reuniões são sempre muito produtivas, do ponto de vista ético”, avalia.

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *