Alunos desenvolvem portal para cadastrar casos de dengue em Joinville

Alunos desenvolvem portal para cadastrar casos de dengue em Joinville

Por Alessandra Nimer

Para ajudar no combate ao mosquito da dengue, alunos de Sistemas para Internet da Faculdade Ielusc trabalham no desenvolvimento de um portal on-line para cadastrar casos de dengue, denunciar possíveis focos do mosquito transmissor e consultar os bairros mais afetados na maior cidade do estado.

Joinville apresenta o maior número de casos autóctones de dengue em Santa Catarina (10.507), o que representa praticamente 89,7% do total no ano de 2021. Os dados, divulgados no começo de junho, são da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica).

A universitária Bianca Lazzaris, de 28 anos, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. “Qualquer pessoa poderá fazer uma denúncia, ela não poderá ser feita de forma anônima porque redirecionaremos para o site da Prefeitura (ouvidoria), e será preciso informar e-mail e nome”, informou a estudante. A intenção é que os registros passem por uma avaliação da equipe da prefeitura, pois se presume que nem todas as denúncias correspondam, de fato, a reais focos da dengue. As situações confirmadas serão mostradas no portal cada confirmação, tanto no caso da existência de focos do mosquito quanto para confirmações de casos da doença.

Locais de possíveis focos poderão ser denunciados ao portal

Os próximos calouros do curso deverão dar sequência ao trabalho. “Acredito que vamos levar o projeto até nosso último ano e esperamos que as próximas turmas possam dar continuidade”, contou Bianca.

O curso de Sistemas para Internet é um tecnólogo com duração de três anos e é oferecido pela Faculdade Ielusc desde 2017. O desenvolvimento do portal faz parte de um projeto de extensão voltado para a comunidade local.

Lógica de programação e algoritmo, sistema de informação, banco de dados, informática e sociedade estão entre as disciplinas do curso. Após formado, o aluno pode atuar no desenvolvimento de sites de Internet e Intranet, também desenvolve sistemas e aplicativos para computadores, dispositivos móveis e Internet das Coisas (IoT).

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *