Acadêmicas escrevem livro-reportagem

Acadêmicas escrevem livro-reportagem

Por Catherine Kuehl

Liandra Tank e Mariana Costa não só se desafiaram a escrever um livro-reportagem, como inovaram no formato, usando realidade aumentada. “Gerações Religiosas – Apropriações do evangelho em Joinville” é o resultado do projeto experimental das duas estudantes de Jornalismo, orientadas pela professora Kérley Winques.

A partir de quatro personagens principais, o livro fala sobre as igrejas cristãs na cidade, desde as mais tradicionais – católica e luterana – até as contemporâneas – Onda Dura e Meeting Church. “O destaque fica para o padre Facchini. Vocês devem ter sido umas das últimas repórteres a entrevistá-lo”, ressalta Maria Elisa Maximo, professora participante da banca avaliadora, que ocorreu na sexta-feira.

As alunas entrevistaram 15 fontes diretas e seis indiretas para produzir o livro de 94 páginas. Durante os quatro meses de produção, elas visitaram igrejas, assistiram a cultos e consultaram o arquivo histórico para coleta de fotografias. A identidade visual e as ilustrações foram produzidas em parceria com o curso de Design da Univille. O aplicativo para usar a realidade aumentada foi pago pela Faculdade Ielusc e está disponível na Play Store, da Androide. Para o sistema IOS, há a opções de QRcode.  

Na opinião de Maria Elisa, o tema da publicação é importante e atual. “Tem muito valor jornalístico”, acrescentou. A professora elogiou a escolha da primeira pessoa no plural. “Vocês trouxeram essa responsabilidade para vocês”, ressaltou. Maria Elisa também, comentou a imersão que a leitura proporciona. “O texto é fluido, prazeroso e instigante”, pontuou. 

Para Marília Crispi de Moraes, também integrante da banca avaliadora, o trabalho das alunas servirá de exemplo para os próximos projetos. “Esse trabalho tem que ir para a rua”, incentivou. A professora sentiu falta da  ficha técnica e  aconselhou as escritoras a acrescentarem essas informações nas próximas tiragens. As acadêmicas foram aprovadas com nota 10.  

Autoras planejam financiamento colaborativo para publicar a obra

 

Posts relacionados
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *